da leao: : A Copa Verde 2023 começa nesta sexta-feira (17). Esta será a décima edição da competição, que promete grandes jogos entre as equipes de 12 estados do país. Para facilitar, trouxemos todos os detalhes para ficar por dentro do campeonato que se estende até maio.

da aviator aposta: : Organizada desde 2014, a Copa Verde conta com 24 times, sendo 16 estreantes na primeira fase e oito na segunda fase. Seu formato é caracterizado por disputas “mata-mata”, sendo a primeira e a segunda fase com jogos únicos. A partir das quartas de final, os confrontos passam a ter ida e volta. Atualmente o regulamento da competição prevê que o campeão tem uma vaga garantida na terceira fase da Copa do Brasil.

Conhecida por ser a primeira competição Carbono Zero do futebol brasileiro, a Copa Verde tem como uma de suas marcas os troféus estilizados em madeira, além de ações em prol da sustentabilidade. Vale ressaltar que seu nome faz alusão a Floresta Amazônica.

“É um orgulho ainda maior para a CBF realizar essa edição especial de dez anos da Copa Verde. A competição já virou tradição para os clubes envolvidos e é mais um estímulo para o desenvolvimento do futebol em todos os estados participantes”, afirmou o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.

Troféu Copa Verde
Créditos: Lucas Figueiredo/CBF

O confronto de estreia acontece na sexta-feira (17) e será entre Atlético (AC) e São Francisco (AC), no Florestão, em Rio Branco, a partir das 19h. Já no sábado (18), entram em campo Ceilândia (DF) e Rio Branco (ES), Tocantinópolis (TO) e Operário (MS), Luverdense (MT) e Interporto (TO), Humaitá (AC) e Trem (AP). No domingo (19), jogam Castanhal (PA) e Real Ariquemes (RO), União (MT) e Real Noroeste (ES), Rio Branco (AC) e Princesa Solimões (AM).

Os vencedores desta fase inicial enfrentam os clubes que estreiam diretamente na segunda fase. São eles: Remo (PA), São Raimundo (RR), Cuiabá (MT), Goiás (GO), Manaus (AM), Brasiliense (DF), Vila Nova (GO) e Paysandu (PA).

Campeões anteriores

Em suas nove edições anteriores a Copa Verde teve seis campeões diferentes.

O maior vencedor da competição é o Paysandu, que acumulou três títulos (2016, 2018 e 2022). Em segundo lugar vem o Cuiabá, com dois títulos (2015 e 2019). Os clubes com um título conquistado são: Brasília Futebol Clube (2014), Luverdense (2017), Brasiliense (2020), e Remo (2021).

Em 2022, o Paysandu venceu o Vila Nova nos pênaltis e conquistou sua terceira Copa Verde
Créditos: Heber Gomes / CBF

Confira abaixo os jogos da Primeira Fase da Copa Verde 2023:

17/02 (sexta-feira)

19h – Atlético (AC) x São Francisco (AC) – Florestão, Rio Branco (AC)

18/02 (sábado)

15h30 – Ceilândia (DF) x Rio Branco (ES) – Abadião, Ceilândia (DF)

16h – Tocantinópolis (TO) x Operário (MS) – João Ribeiro, Tocantinópolis (TO)

18h – Luverdense (MT ) x Interporto (TO) – Passo das Emas, Lucas do Rio Verde (MT)

19h – Humaitá (AC) x Trem (AP) – Florestão, Rio Branco (AC)

19/02 (domingo)

15h – Castanhal (PA) x Real Ariquemes (RO) – Complexo Esportivo Japiim, Castanhal (PA)

16h – União (MT) x Real Noroeste (ES) – Luthero Lopes, Rondonópolis (MT)

19h – Rio Branco (AC) x Princesa Solimões (AM) – Florestão, Rio Branco (AC)